Alexsandro Ilibio Bonin, natural de Laguna, que foi condenado pelo conselho de sentença do Tribunal do Júri da comarca lagunense, no ano de 2013, à pena de 14 anos por homicídio duplamente qualificado, ocorrido na Praia do Gi, em Laguna/SC, foi preso, nesta quinta-feira (11), em Guaratuba, litoral do Paraná. Os fatos já transitaram em julgado, e o nome do acusado já consta no rol dos culpados.
Por mais de uma década, desde a data do homicídio, Bonin permaneceu na condição de foragido, detentor do recorde como o indivíduo que por mais tempo ostentou tal status na comarca. Contudo, ele não contava com o incessante trabalho da Polícia Civil (PC), que nunca deixou de buscar informações sobre seu paradeiro e agiu para efetivar sua prisão.
Muitos podem não perceber, mas a presença constante das autoridades foi determinante para a captura do criminoso. Essa saga de mais de uma década revela a persistência das forças policiais em garantir que a justiça seja feita, independentemente do tempo que se passou desde a prática do crime.
De acordo com a polícia, a captura de Bonin é um exemplo da dedicação das autoridades em assegurar que aqueles que transgridem a lei sejam responsabilizados, mesmo que passem anos evitando a justiça. “A mensagem é clara: o tempo não é um escudo impenetrável, e a busca por justiça é incansável, mesmo quando parece que a sociedade não está observando”, finaliza a nota da PC.