
O Hercílio Luz vem de uma sequência que nenhum adversário queria enfrentar neste início de Campeonato Catarinense, encarou Chapecoense, Avaí e Criciúma; sendo duas partidas fora de casa. Perdeu para o Verdão do Oeste e para o Tigre; este último revés ocorreu na noite deste domingo, no Heriberto Hülse. Os carvoeiros jogaram melhor e seguem líderes disparados da competição, com nove pontos em nove disputados. A única vitória foi diante do Leão da Ilha, em Tubarão: 2 x 1 na última quinta-feira (25).
Ou seja, o time da Amurel soma três pontos e ocupa a nona colocação na tabela. Está fora da classificação para a próxima fase (passam os oito primeiros), e agora, novamente em seus domínios, precisa se recompor e vai encarar dois adversários diretos nesta briga, de níveis parecidos em relação ao investimento no plantel: o Joinville, na próxima quinta (1º), às 21h30, e no domingo (4), o Inter de Lages, às 18h.
No jogo contra o Tigre, o Leão do Sul perdeu por 2 x 0; Felipe Vizeu e Marquinhos Gabriel anotaram os gols ainda no primeiro tempo. Foi um dos piores jogos dos últimos anos do Leão do Sul, que convidava o adversário para dentro de sua área, perdia todas no meio-campo, não realizava triangulações e assustou o líder do certame somente uma vez, de cabeça, em bola alçada pela esquerda de ataque, e foi só. O Criciúma não ampliou o marcador por dois motivos: o primeiro foi devido à atuação fenomenal, mais uma vez, do goleiro Matheus; a segunda porque tirou um pouco o pé do acelerador. O borderô fechou com 11,5 mil espectadores e R$ 213 mil de renda. O clássico do Sul de SC rendeu o maior público e renda até aqui no Estadual.
Apesar do elenco apático e fora de ritmo, o treinador do Hercílio, Felipe Moreira, manteve o grupo de 11 titulares no início da segunda etapa, quando, aos oito minutos, o volante do Criciúma Baltasar Barcia foi expulso após receber o segundo amarelo. Mesmo assim e após quatro substituições, o time tubaronense não conseguiu nem descontar o marcador, criando poucas chances.
Os treinos no Aníbal Costa para o confronto contra o JEC na quinta já iniciaram nesta segunda (29). É possível que haja mudanças no elenco, principalmente na meia-cancha, onde o grupo mais carece neste momento. Moreira deve testar novas peças, como o zagueiro colombiano Santiago Ruiz, de 27 anos, que teve sua situação regularizada e nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID). Ligeiro e Danilo Mariotto também são opções que podem surgir no elenco titular diante do Coelho da Manchester Catarinense. Uma coisa é certa: já tem torcedor na pressão e se não ganhar a próxima, a panela deve ferver mais ainda nos bastidores leoninos.