Hoje, convido você, leitor, a conhecer o “Xeropaisagismo” ou “Paisagismo Sustentável” através das pesquisas que realizei sobre a adoção das plantas xerófitas. Essas plantas são nativas, resistentes e ecoeficientes, com alta concentração de água em sua morfologia, adaptadas a climas tropicais, desérticos, semiáridos, caatinga e cerrado, e até mesmo em áreas com escassez de recursos hídricos.
A economia de água, compreendida por meio do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, é um dos principais motivos que me levaram a pesquisar e a projetar soluções através do Xeropaisagismo, área na qual meu escritório atua com expertise e pioneirismo. O paisagismo xerófito apresenta as seguintes características botânicas:
• Proporciona melhor qualidade de vida através do design biofílico;
• Amplia a correção de prados polinizadores e o aumento de insetos polinizadores;
• Possui ampla coleção de plantas medicinais e alimentícias;
• Produz fibras têxteis para design de produto;
• Apresenta um design peculiar através de plantas escultóricas como aloe vera, cactos, agaves e suculentas;
• Promove a redução e quebra dos carbonos: C3 e C4;
• Promove e corrige o nitrogênio do solo;
• Proporciona independência ecossistêmica em sua cadeia produtiva;
• Reduz a eficiência energética;
• Reduz em quase 90% a economia e a utilização de recursos hídricos;
• Educa os jardineiros para um sistema agroecológico com logística reversa e utilização do composto mulching;
• Um dos principais benefícios de implantar o paisagismo xerófito é a redução em 90% dos gastos econômicos dos cofres públicos, com a eliminação total da necessidade de podas e manutenção em áreas urbanas e rurais.
Ao realizar diagnósticos e pesquisas, observei que a gestão da água é a principal razão pela qual os governos locais estão interessados em fazer mudanças nas infraestruturas urbanas e rurais. Em um estudo realizado sobre paisagismo sustentável entre os anos de 2016 e 2019, na nossa capital, Florianópolis, descobri que os residentes economizaram em média 14 galões de água por metro quadrado, convertendo de alto para baixo consumo de água apenas por meio do repaisagismo.
Como serão elaborados os projetos de infraestrutura urbana e rural em micro e macro escalas, que envolvem projetos sustentáveis em áreas como praças, parques, loteamentos, bairros e regiões específicas? Precisamos levar em consideração as alterações climáticas, as secas em determinadas regiões e como serão planejados os projetos de recursos hídricos para essas áreas.
Toda escassez pode alterar ou prolongar o clima e transformar o ecossistema. Mais de 94% do território brasileiro esteve sob condições de seca severa durante o verão de 2022 e 2023, com aumento de queimadas e avanço de desmatamentos. Em 2024, os órgãos governamentais buscam investir em projetos de sustentabilidade que reduzam os impactos ambientais através da implementação dos ODS 7 – Energias Limpa e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Economize água e dinheiro com xeriscape:
O xeriscape tem um vasto potencial de economia de água, além de estar alinhado com os ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. Esse ecossistema de “Plantas Nativas Xerófitas” tolerantes à seca pode existir quase sem irrigação adicional, retirando do meio ambiente tudo o que precisam. Isso não só custa menos, como também reduz a necessidade de rega frequente, sendo uma tática ideal para jardinagem sustentável e preservação do meio ambiente, alinhada ao ODS 15 – Vida Terrestre.
Onde plantar jardins ecoeficientes xerófitos?
Embora o design de jardins xeriscape seja diferente para cada bioma e jardim, siga estes 7 princípios básicos ao planejar seu jardim:
• Escolha de plantas resistentes à seca.
• Uso eficiente da água;
• Solo bem drenado;
• Mulching para melhorar a qualidade do solo;
• Escolha de materiais sustentáveis;
• Planejamento do jardim para reduzir o desperdício de água;
• Manutenção adequada das plantas, solo e sistema de irrigação.
Em meus projetos, foram coletados dados para restaurar biomas em áreas onde serão implantados os jardins xerófitos. Sabemos da importância das plantas nativas como parte de uma cadeia ecossistêmica, e minha expertise é promover cidades com design biofílico, espaços de convívio e lazer mais ecoeficientes, trazendo ruas e calçadas mais limpas, comunidades mais resilientes e jardins inteligentes que mitiguem os problemas existentes.
Para isso acontecer, é muito importante apoiar a vida selvagem local e adotar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cumprindo a Agenda 2030. A fonte de inspiração dos projetos do nosso Escritório de Projetos Coletivos Urban etc…. é a natureza, desejamos projetar um futuro verdejante respeitando todos os ecossistemas da Terra, investindo em projetos que recuperem o solo e promovam a recuperação de faunas e biomas.
Entre em contato com nossa equipe e tire quaisquer dúvidas!
https://www.instagram.com/urban_etc/