
O primeiro mutirão de castração do ano em Tubarão, uma iniciativa da prefeitura por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), realizou, neste sábado e domingo (27 e 28), mais de 600 procedimentos em cães e gatos. A ação ocorreu no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.
Todos os cães e gatos (um total de 623) já estavam em uma fila de espera de inscrições pendentes dos mutirões realizados em anos anteriores. Agora, a fila por uma castração conta com cerca de 100 animais domésticos, provenientes de novas inscrições realizadas recentemente, e deverá ser zerada com um novo mutirão que possivelmente será realizado no fim de fevereiro.
“Nos últimos dois dias, realizamos mais de 600 castrações e já estamos planejando uma nova ação para o final de fevereiro, a fim de zerar essa fila de espera por castração. A partir desta segunda-feira (29), começaremos a nos organizar para atender a essa demanda”, pretende o prefeito Jairo Cascaes.
A clínica veterinária responsável pelas castrações foi contratada por meio de um credenciamento realizado no mês de dezembro, e todos os procedimentos foram realizados no ambulatório móvel (castramóvel). Praticamente todos os servidores da Funat foram mobilizados nos dois dias de castração, inclusive com os veículos da fundação à disposição para buscar e levar os pets nas residências de seus tutores.
“Foi um mutirão muito proveitoso, atendemos centenas de animais e estamos próximos de zerar a fila de espera pela castração, uma ação que ajuda no controle da população de animais de rua”, destaca o diretor-presidente da Funat, Júlio César Angelo Rodrigues.