O Carnaval é um espetáculo de alegria e celebração que reúne milhares de pessoas nas ruas pelo país e que, muitas vezes, acaba colocando em destaque um problema que é global e está no nosso dia a dia: o descarte dos resíduos sólidos.
A ressaca dos blocos nas ruas se reflete em praias e calçadões sujos. Isso porque, neste período, é usa uma quantidade significativa de itens descartáveis, que desempenham sua função por apenas alguns segundos ou minutos, causando um impacto expressivo e duradouro no meio ambiente.
Gabriela Gugelmin, diretora de inovação e sustentabilidade da ERT (Earth Renewable Technologies), fabricante de plástico 100% biodegradável e compostável, alerta para a urgência de despertar a consciência e educar a população para que todos possam contribuir para um cenário diferente.
Incentivo à redução de descartáveis
Promova a conscientização entre bares, restaurantes, ambulantes e foliões sobre a importância de reduzir o uso de descartáveis e optar por produtos feitos de materiais que não agridem o meio ambiente, como o plástico biodegradável e compostável, que pode ser encontrado em copos, pratos e talheres.
Pontos de coleta seletivaPontos de coleta seletiva
Estabeleça e comunique aos foliões de pontos estratégicos de coleta seletiva ao longo do trajeto dos blocos de Carnaval.
Educação ambiental em blocos e eventos
Realize e engaje-se em campanhas educativas nos locais de concentração e nos desfiles, para informar sobre a importância do descarte correto de resíduos.
Parcerias com empresas de reciclagem e compostagem
Estabeleça parcerias com empresas locais de reciclagem e compostagem para garantir a destinação adequada dos resíduos.
Recompensas e reconhecimento para práticas sustentáveis
Crie iniciativas de reconhecimento para blocos e foliões que adotarem práticas mais sustentáveis.
Fonte: Gabriela Gugelmin – diretora de inovação e sustentabilidade da ERT (Earth Renewable Technologies)