A fiscalização realizada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR), por vídeo inspeção, já aponta resultados. Foram observados obstruções, assoreamento e depósitos de particulares, que vão auxiliar o município de Tubarão na tomada de decisões quanto ao escoamento das águas pluviais.
Foram identificadas ainda tubulações de esgoto que atravessam de forma irregular a rede de drenagem em três vias da cidade, o que gerou dois autos de notificação emitidos pela AGR à Tubarão Saneamento neste início de ano. A vídeo inspeção visualizou essa condição nas ruas São Luiz, Miguel Inácio Faraco e Felipe Schimidt. Após a notificação, a concessionária tem prazo efetivo para resolução e já começou a verificar os locais indicados para correção.
O outro auto de notificação aponta que houve desabamento da parte superior da drenagem devido à passagem da rede de esgoto na Rua Prudente de Morais, popularmente conhecido como Morro do Canudo. Novas inspeções serão feitas na via para verificar mais problemas relacionados a alagamentos.