
A parceria entre o Senac e a Prefeitura de Capivari de Baixo, que ocorreu em 2023, está assegurada para 2024. Uma reunião nesta terça-feira (27), entre representantes do Senac e da Secretaria de Desenvolvimento Social, selou a renovação da parceria entre as duas entidades para o mesmo curso ofertado no ano passado, de maturidade digital, e um novo curso, de manicure e pedicure.
Os cursos são voltados para pessoas atendidas por algum programa ligado ao Creas, Cras ou à terceira idade. O de maturidade digital já tem data para iniciar: 8 de abril. Serão ofertadas até 25 vagas na turma, e as aulas ocorrerão às segundas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h20, no Centro de Convivência da Terceira Idade, perfazendo 72 horas/aula.
O conteúdo programático inclui noções básicas de tecnologia e redes sociais, permitindo a inclusão digital dos idosos. O Senac disponibiliza material e computadores, além de oferecer auxílio no processo de aprendizagem. Além do conhecimento, o curso também tem o objetivo de fortalecer a integração entre os idosos que participaram do projeto. No ano passado, este mesmo curso beneficiou 40 pessoas, em duas turmas distintas.
O curso de manicure/pedicure tem como público-alvo as pessoas atendidas pelo Creas ou Cras. O objetivo é capacitá-las para uma nova atividade profissional, permitindo que tenham um aumento em sua renda pessoal ou familiar, contribuindo assim para que superem sua vulnerabilidade financeira e necessidade de ajuda do poder público.
Este curso também disponibilizará até 25 vagas, e a turma já está em formação a partir desta quarta (28). A carga horária será de 60 horas/aula, em dois dias da semana a serem definidos.
Em ambos os cursos, as inscrições estarão abertas até o dia 15 de março ou até quando acabarem as vagas. Elas devem ser feitas junto ao Cras, Creas ou à coordenação dos grupos de idosos ou grupos de mulheres.
Os detalhes foram concluídos em encontro com a analista educacional do Senac, Greici Minatto, a consultora de vendas da entidade, Adriana Claro, as coordenadoras do Creas, Alessandra Francioni, e do Cras, Fernanda Francioni, além da participação da coordenadora dos grupos de idosos e de mulheres do município, Marilene Duarte Cardoso, a Dadá.