Grupo dá importante passo para instalação de estações hidrofluviométricas na Bacia do Rio Tubarão

Em iniciativa essencial para a gestão dos recursos hídricos, a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas estão dando passos significativos na implementação de um projeto pioneiro de monitoramento das águas. Com o respaldo da diretoria da Amurel e atendendo ao pedido do presidente do Comitê, Woimer José Back, foi confirmado o apoio da Associação e a avaliação do CIM-Amurel na condução do projeto e na busca por recursos.

Representando a AGR, Rafael Marques, e representando a Amurel no Comitê, Patrício Fileti, dedicaram a última semana a visitas técnicas aos potenciais locais para instalação de estações hidrofluviométricas na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão RH9. Essas estações, estrategicamente posicionadas, serão responsáveis por medir o nível dos rios e a quantidade de chuvas, transmitindo os dados em tempo real para um centro de controle na Amurel. Esse centro, ainda em fase de planejamento, disponibilizará as informações online para a população e as entidades de proteção e defesa civil, reforçando a prevenção e resposta rápida a eventos extremos.

Inicialmente, a rede de monitoramento abrangerá sub-bacias importantes como formadores do Tubarão, Braço do Norte e Capivari, com estações previstas para Orleans, Braço do Norte, São Martinho e Tubarão. Posteriormente, a expansão do projeto incluirá Santa Rosa de Lima, Grão-Pará, Pedras Grandes, Guarda (Tubarão) e São Bonifácio, garantindo uma cobertura abrangente e eficaz na coleta de dados essenciais para a gestão sustentável da bacia.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top