
O Criciúma avançou para a segunda fase da Copa do Brasil 2024 após empatar sem gols com o Operário Várzea-Grandense na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), na noite desta quarta-feira (28). O confronto, válido pela primeira fase da competição nacional, resultou na classificação do Tigre.
Na próxima fase, a equipe do técnico Cláudio Tencati enfrentará o Brasiliense, que venceu o Itabaiana por 1 a 0 em partida realizada em 21/02. O confronto único ainda não tem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e será realizado no estádio Elmo Serejo Farias, conhecido como Boca do Jacaré. Em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga será decidida por meio de disputa por pênaltis.
No Campeonato Catarinense, o Tigre retornará aos gramados no sábado (2) para enfrentar a Chapecoense às 16h30, no Estádio Heriberto Hülse. Com 22 pontos, os carvoeiros seguem na liderança da primeira fase da competição estadual.
A Copa do Brasil de 2024 conta com a participação de 92 clubes. Nesta fase inicial, os duelos são disputados em jogos únicos, com o time posicionado inferiormente no Ranking Nacional de Clubes (RNC) como mandante, tendo a vantagem do empate. A segunda fase também é composta por jogos únicos, com penalidades em caso de empate.
Na terceira fase, os 20 times classificados se juntam a 12 novos clubes, e os confrontos serão realizados em duas partidas, definidos por sorteio, assim como os das oitavas de final. A partir das quartas de final até a grande decisão, os confrontos seguirão o modelo de chaveamento.
A vaga do Criciúma na Copa do Brasil foi conquistada por ser finalista do Campeonato Catarinense de 2023, no qual venceu o Brusque nas duas partidas da decisão.