Os dois times do Sul de SC deverão estar entre os oito melhores do Estado a partir deste sábado. O Criciúma já havia conquistado a vaga com antecedência, enquanto o Hercílio Luz vem em plena ascensão desde que o novo técnico assumiu o grupo, há cerca de um mês.
Alexandre Lopes deve escalar a sua melhor equipe contra o Barra, na tentativa de conquistar mais três pontos e uma posição melhor na tabela. Atualmente, o Leão do Sul ocupa a sexta posição, com 14 pontos em dez jogos. Já o Tigre segue líder, com 22 pontos, mas ainda está ameaçado pelo Marcílio Dias, que pretende ultrapassar os carvoeiros neste sprint final da primeira fase do campeonato, considerado um dos mais nivelados das últimas décadas.
Todos os confrontos desta 11ª rodada serão disputados no mesmo dia e horário, sábado (2), às 16h30. A primeira partida das quartas já tem data marcada e esta última rodada da fase classificatória irá definir os duelos. O 1º enfrentará o 8º, o 2º pegará o 7º, o 3º o 6º, e o 4º e o 5º colocados duelam. Serão jogos de ida e volta, que definirão, ainda neste mês, os semifinalistas do Catarinão.
No ano passado, o Criciúma sagrou-se campeão e o Hercílio terminou em terceiro, mostrando a evolução do time de Tubarão nas últimas temporadas, tanto no cenário estadual quanto nacional. O Leão está há sete rodadas sem perder e deseja manter sua invencibilidade, além de continuar sonhando com o tricampeonato. Se vencer o time de Balneário Camboriú e o Figueirense empatar ou perder para o Inter de Lages, poderá até ultrapassar o Furacão da capital e levar a partida de volta para o caldeirão do Aníbal Costa, já que terá a chance de terminar esta fase no G4. Fortes emoções estão agendadas para este sábado no mundo futebolístico barriga-verde.