Curso inovador tem chamado a atenção em Capivari de Baixo

Em junho passado, o trabalho da intérprete e professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Ágatha Nascimento dos Santos Camilo foi reconhecido em sessão na Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, com uma moção de aplausos (Foto: Câmara de CB/Sul SC)

A Faculdade Univinte/Fucap, em Capivari de Baixo, anunciou o início do curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrado pela renomada professora Ágatha Nascimento dos Santos Camilo. O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento teórico e prático da Libras, visando o desenvolvimento de um vocabulário básico para a comunicação efetiva com a comunidade surda.

As aulas começam na próxima sexta-feira (15), às 19h, e terá duração de 12 encontros, sendo quatro aulas teóricas e oito práticas, abordando temas como o histórico da Libras, aspectos linguísticos e gramaticais, bilinguismo, cultura e identidade dos surdos, propostas educacionais voltadas aos surdos e prática da Libras.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de vivenciar dinâmicas, exercícios e experiências que contribuirão significativamente para o aprendizado da Libras e para a compreensão da realidade da comunidade surda.

Esta é uma oportunidade de se capacitar em Libras e promover a inclusão e acessibilidade. Outras informações e inscrições, basta contatar o número: (48) 98835-7733.

Homenagem à intérprete e professora de Libras Ágatha Nascimento dos Santos Camilo
Em junho passado, o trabalho da intérprete e professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Ágatha Nascimento dos Santos Camilo foi reconhecido em sessão na Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, com uma moção de aplausos. A propositura da homenagem foi do então 1º secretário e vereador, Eraldo dos Santos.

Ágatha ministra o curso de Extensão em Libras em Capivari de Baixo. “Através da Libras, é possível promover mais acessibilidade na comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva, o que foi conquistado através de muito esforço e ainda faz parte de uma batalha diária na vida de muitos brasileiros. A comunicação por meio da Libras propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes”, enfatiza o parlamentar.

No púlpito do plenário, enquanto o legislador falava ao microfone, a docente realizava a interpretação ao seu lado. “É uma missão, uma doação. Trabalhar com inclusão não é fácil e ainda é pequeno o reconhecimento da sociedade. Um trabalho maravilhoso, que precisa ser mostrado”, assevera Eraldo.

A importância da Libras para a comunidade surda:
A Libras é uma língua natural e completa, que permite a expressão plena da comunidade surda. O reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão foi um marco importante na luta pela inclusão social das pessoas surdas. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para essa comunidade.

Desafios enfrentados pelas pessoas surdas no Brasil:
As pessoas surdas no Brasil ainda enfrentam muitos desafios, como:
Falta de acessibilidade em diversos espaços, como escolas, universidades, empresas e serviços públicos;
Falta de intérpretes qualificados em Libras;
Preconceito e discriminação por parte da sociedade

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top