Qualidade das águas de 9 rios de Tubarão será aferida por 12 meses

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a Fundação do Meio Ambiente de Tubarão (Funat) e a Agência Reguladora de Saneamento (AGR) lançam um projeto de monitoramento da qualidade das águas de nove rios do município. A iniciativa terá duração de 12 meses.

Tubarão tem históricos problemas relacionados aos mananciais, poluição das águas, destruição de nascentes e desmatamentos nas matas ciliares. “Essas situações contribuem para a perda da qualidade da água, o que, além dos danos ambientais, contribui para o aparecimento de determinadas doenças transmitidas pelas águas”, destaca o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues.

“A implantação deste projeto contribuirá para o conhecimento das reais condições dos principais recursos hídricos da nossa cidade, tornando-se uma importante ferramenta para a tomada de decisões e ações que busquem conservar ou recuperar os mananciais existentes no município”, acrescenta a superintendente-geral interina da AGR, Madelo Peters, e lembra que a agência já realiza periodicamente análises de água e esgoto para acompanhar os serviços da concessionária.

Serão analisados coliformes totais, DBO, fosfato, nitrato, OD, PH, STD, temperatura, turbidez, cadmio, chumbo, cobre, cromo, ferro, manganês, mercúrio, níquel e zinco. Os mananciais em que o projeto será desenvolvido são o Rio Tubarão, Rio do Pouso, Rio Caruru, Rio Capivari, Rio dos Corrêas, Rio Ilhota, Rio da Madre, Rio Pinheiros e Córrego do Mesquita.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top