Alunos, professores, a direção da Escola Stanislau Gaidzinski Filho, em Capivari de Baixo, a prefeita Márcia Roberg Cargnin, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, Marinélia Bonelli Fernandes e a diretora de ensino fundamental, Aline Bitencourt, participaram, nesta quarta-feira (27), de uma caminhada em alusão aos 32 anos do município, que serão comemorados no próximo sábado (30). A ação ocorreu pelas ruas centrais e durou cerca de 30 minutos.
Cerca de 100 estudantes participaram do evento pelas ruas no entorno da escola, com cartazes nas mãos, em comemoração ao aniversário da cidade. O percurso foi sinalizado pelos agentes da Guarda Municipal, que estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública.
Capivari tornou-se município e deixou de ser distrito de Tubarão no dia 30 de março de 1992. Nesta data, o governador Vilson Pedro Kleinubing sancionou a Lei nº 8.556 criando oficialmente o município.
A origem do nome vem do significado da palavra “Capivary”, que no dicionário Tupi-Guarani, de Silveira Bueno, significa Rio das Capivaras. A este rio os índios denominam “Capivary” e assim deu origem ao nome. Capivari de Baixo surgiu em função de esta ser a parte final do rio que tem nascente no município de São Bonifácio.