O Programa Obra Mais Segura, que tem por objetivo reduzir o índice de acidentes de trabalho na construção civil e promover a cultura da segurança nas obras, foi apresentado na reunião do Sinduscon Tubarão, realizada na segunda-feira (25).
No encontro, que contou com a presença do novo vice-presidente Regional Litoral Sul da Fiesc, Thiago Fretta, a coordenadora do Obra Mais Segura, Fernanda Retzem, e a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi da Regional Litoral Sul, Vania Dephyni Mazzuco, fizeram a apresentação do projeto, realizado de forma gratuita, que já está inserido em 253 canteiros de obras em Santa Catarina.
Conforme apresentado, o programa promove desde a capacitação dos trabalhadores, formando “Agentes Somas”, ou seja, Supervisores do Obra Mais Segura, que em trabalho conjunto com os profissionais do Sesi, por meio de inspeções periódicas para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Com o desenvolvimento destas ações, o Programa Obra Mais Segura certifica os canteiros que atendem ao regulamento com o Selo Obra Mais Segura. A estimativa é que até o ano de 2025, canteiros de todas as regiões do Estado sejam participantes ativos do programa.
As inspeções periódicas nos canteiros de obras e aplicações de questionários são a base para produzir relatórios com os possíveis riscos de multa e recomendações para que a construção atenda às normas do setor. As obras que não possuem condições de risco graves ou iminentes e que atuam dentro do regulamento, ganham o selo de segurança Obra Mais Segura.
O presidente do Sinduscon, José Silvio Ghisi, salientou a importância do programa, que permite mais segurança e tranquilidade aos canteiros de obras, envolvendo todos os colaboradores e onde o próprio funcionário ser um promotor de segurança da obra. “Para nós, esse apoio da Fiesc, esse programa que pode levar de três a seis meses, em média, para receber a certificação, vai ser fundamental”, destacou o presidente.
Aproximadamente 50 obras em Santa Catarina já receberam o selo, garantindo assim, maior segurança para os seus trabalhadores, reduzindo acidentes e afastamentos ocupacionais no setor.