
Com o aumento de casos de dengue e doenças respiratórias, a rede pública de saúde de Santa Catarina está enfrentando um grave problema de lotação nas unidades hospitalares. Até o fim da manhã de sexta-feira, dia 5, a ocupação de leitos de UTI para adultos havia atingido 95,99%.
Na região Sul, onde há oito hospitais, a situação também é crítica, principalmente no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, e no Hospital São José, de Criciúma. Segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde, 82,71% dos leitos estavam ocupados nos hospitais do Sul, que atendem 45 cidades.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em nota, o cenário atualmente enfrentado na saúde de Santa Catarina é desafiador e também atinge o restante do país. “A superlotação das UPAs, Unidades Básicas de Saúde e hospitais se dá, principalmente, pela dengue e também pelas doenças respiratórias”, diz a nota.
“Ressaltamos que, mesmo com a superlotação dos hospitais, nenhum paciente ficou desassistido ou sem um leito de UTI. Reafirmamos a importância de ações preventivas de combate à dengue assim como a vacinação dos grupos prioritários contra a gripe”, acrescentou a nota da Secretaria de Saúde.