Eleições 2024: Conheça Leandro Schiefler Bento, pré-candidato a prefeito pelo PSDB em Laguna

O Sul SC segue com a série Eleições 2024 e, nesta quarta-feira (10), entrevista um nome que pode estar entre as grandes surpresas no pleito de Laguna neste ano, assim como em todas as disputas municipais na Amurel.

O entrevista especial de hoje é o advogado e ex-procurador-geral da Prefeitura, Leandro Schiefler Bento, pré-candidato a prefeito pelo PSDB. Os tucanos voltam com tudo nesta temporada à Terra de Anita e envolvem outros grandes e renomados partidos, podendo formar uma composição que deve sair das urnas com bons resultados!

• Como está a construção do nome a vice, será pelo mesmo partido ou por uma possível coligação? Pretende tentar viabilizar uma coligação ou será um nome de chapa pura?
O PSDB possui centenas de filiados em Laguna, muitos com possibilidades de candidatura à majoritária. Portanto, ainda vamos analisar o cenário junto aos filiados, executiva e candidatos do partido para verificar a possibilidade de coligação ou chapa pura.

• Quantas eleições você já se candidatou, para quais cargos e quais se elegeu?
Eleição geral nunca me candidatei. A minha primeira filiação foi agora, junto ao PSDB. Já me candidatei em duas eleições na OAB, em que alcançamos o êxito nas duas.

Está cedo para apresentar projetos, mas quais seriam os seus principais à frente da gestão, caso eleito? Se puder citar três áreas…
Acredito que o principal projeto é justamente a gestão do município. Precisamos efetivamente de uma gestão capacitada, qualificação dos servidores, e melhoria dos serviços públicos em todas as áreas (saúde, educação, planejamento, turismo, cultura). Difícil citar três áreas quando temos grandes problemas em todos os setores.

• Qual sua opinião, em um breve resumo, acerca do trabalho da atual gestão de Laguna?
Atualmente, não vejo gestão pública. Vejo uma prefeitura totalmente desorganizada, que não há sequer entendimento entre os gestores. Passamos por um momento muito delicado em nossa cidade, e isso que me fez apresentar meu nome para participar do processo.

• Como a política pode realmente ser benéfica ao povo?
Nós dependemos da política para tudo. Como vivemos em um país democrático, nenhum cidadão, nenhuma cidade consegue progredir sem uma boa forma de fazer política. A política, em nível municipal, é aquela que organiza, dirige e administra o município. Todos, direta ou indiretamente, dependem dela e devem participar para que o interesse público sempre prevaleça.

• Na sua visão, qual o papel da iniciativa privada e da sociedade civil organizada (como Acil, CDL, hospital, associações de bairros) na composição de uma cidade em desenvolvimento, já que o poder público não faz nada sozinho, e a participação desses entes, em sincronia, culmina em resultados mais eficientes ao grande público?
Um governo participativo será sempre bem-sucedido. A participação da sociedade civil e iniciativa privada é essencial e necessário para o desenvolvimento da cidade. Não vejo como um prefeito tomar uma decisão sozinho ou atendendo apenas um determinado grupo. É necessário debate, diálogo e transparência para o sucesso das políticas públicas.

• Você é favor do voto obrigatório?
O voto obrigatório está previsto na Constituição. Nossa democracia é recente. No momento, ainda penso ser necessário o voto obrigatório. O ideal é que no futuro não seja mais obrigatório o sufrágio, mas, para isso, precisamos evoluir como sociedade e como ser humano, a fim de que o cidadão entenda a importância do voto e a relevância da política na vida de todos.

• Qual sua opinião acerca da urna eletrônica? Seria interessante a prática do voto auditável durante os pleitos?
A urna eletrônica para mim é sensacional! Um equipamento com criação brasileira, e que inveja muitas democracias pelo mundo. Quanto ao voto auditável, já fui mesário por muitos anos, e a urna passa por dezenas de auditorias, desde muito antes das eleições até o dia do pleito, quando o mesário emite a zerézima, e, após o encerramento das eleições, o boletim de urna. Portanto, confio nas instituições que atestam a regularidade das urnas.

• Como você enxerga Laguna em 2050, já que um prefeito precisa atuar com propostas de longo prazo?
Enxergo Laguna diferente. Laguna com servidores públicos com condições de atender a população, todos qualificados e devidamente valorizados. Vejo Laguna desenvolvida e sustentável. Vejo a pesca com a auxílio dos botos e os molhes da barra como um dos maiores pontos turísticos do Sul do Brasil. Muitos visitantes diários. Enxergo Laguna um grande potencial econômico, próximo de Porto pesqueiro, Porto de Cargas, Aeroporto. Enxergo Laguna como uma verdadeira riqueza natural, rural, cultural, que pode ser explorada com sustentabilidade, planejamento e vontade.
Laguna em 2050 será a cidade mais desejada para se viver!

Leandro tem apoio incondicional da classe dos advogados de Laguna e região, e ainda tem uma composição política de apoio dos jovens e adultos conservadores, além de bom envolvimento popular e ficha limpa. No seu currículo, possui uma extensa e diversificada trajetória no campo jurídico, iniciando com estágios no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina e no Ministério Público Federal, após concluir sua graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Desde então, tem atuado como advogado, assumindo também cargos de destaque como procurador do Município de Laguna e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Laguna. Além disso, ele tem se envolvido ativamente em diversas comissões e conselhos, demonstrando seu compromisso com questões de cidadania, direitos humanos e justiça social. Sua dedicação ao aprimoramento profissional é evidenciada pela pós-graduação em direito processual civil e pelo cargo de Conselheiro Estadual da OAB/SC.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top