
A estrada de acesso à localidade do Areado, em Tubarão, foi bloqueada nesta quinta-feira (18) para as intervenções de pavimentação com concreto na chamada Serrinha, trecho mais íngreme da via. Esse ponto ficará fechado por 90 dias, tempo necessário para a execução do projeto e também à cura do concreto, que precisa de um tempo prolongado de secagem antes de receber o tráfego de veículos.
O projeto de concretagem da serrinha é semelhante aos executados na Estrada Geral do Caruru e na Estrada do Sombrio. Como o trecho é muito inclinado, o asfalto convencional não suportaria a força do impacto da frenagem de veículos de carga em uma descida, o que causaria ondulações no pavimento até esfarelamento total do material.
O concreto, por outro lado, tem resistência muito maior para terrenos com esse perfil e foi usado com sucesso em rodovias como a Serra do Rio do Rastro. O secretário de Agricultura e Interior, Jairo Sampaio, esteve no local nesta quinta para vistoriar o andamento dos trabalhos. Em uma das curvas foi preciso utilizar explosivos para remover diversas rochas para o alargamento da estrada.
O investimento da prefeitura é de R$ 401.312,84. Quando estiver pronta, vai beneficiar, principalmente, empreendedores rurais de toda a região que transportam sua produção para diversos estabelecimentos da área urbana de Tubarão, além de empreendedores do turismo rural que começam a se fortalecer.
Desvios
Motoristas que precisarem trafegar pela região tem como alternativas uma estrada secundária que faz um contorno no sentido a Treze de Maio e uma outra estrada, também secundária, cujo contorno se dá no sentido a Pedras Grandes.













