O Conselho Municipal de Educação de Imbituba (Comedi) aprovou, na última quinta-feira (2), o Programa de Educação Integral na Rede Municipal de Ensino (de acordo com o Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação).
A partir de agora, a educação integral será regulamentada. Desde 2021, o o serviço é oferecido, no contraturno, aos alunos da Escola Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC) que, há quatro anos é considerado uma referência em Imbituba.
Com a alta procura por vagas, em 2024, o ensino em tempo integral foi implantado na Escola de Educação Básica Deputado Joaquim Ramos, no Paes Leme. Em ambas as instituições são atendidos mais de 200 alunos (do 1º ao 5º anos), com carga horária ampliada, integrando os componentes curriculares da Base Nacional Comum e oficinas temáticas.
Atualmente, o ensino em tempo integral ocorre nas creches do município, no CAIC e no Joaquim Ramos. Ao todo, são oferecidas, aproximadamente, 500 vagas aos estudantes de Imbituba. Do total, 92 pelo Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação e, 408 pela Prefeitura de Imbituba.
As oficinas trabalhadas na Educação Integral das escolas são: empreendedorismo, expressões artísticas, robótica, musicalização, xadrez, prática de judô, tênis de mesa e informática por meio de temáticas semanais.
Já em temáticas diárias são desenvolvidas oficinas de tarefa (tempo para tarefa e revisão de conteúdo do ensino regular), almoço (alimentação de qualidade), higiene (práticas de higiene pessoal, como, escovação dos dentes), relaxamento e descanso após o almoço, Programa de Apoio Pedagógico (PAP) e biblioteca (hora da leitura e recreação).
A Secretaria de Educação planeja continuar a ampliação do número de vagas e incluir mais alunos na formação integral.