Programa Saúde na Escola, em Laguna, promove conscientização sobre os riscos do cigarro eletrônico

Uma série de palestras educativas sobre os temas “Combate aos Perigos do Cigarro Eletrônico” e “Métodos Contraceptivos e Prevenção de ISTs”, fazem parte do Programa Saúde na Escola, coordenado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) , Cabeçuda, em Laguna. O encontro ocorreu na Escola de Educação Básica Saul Ulyssea.

Estiveram presentes professores, coordenadores e alunos do ensino médio, além das turmas finais do ensino fundamental II. As apresentações foram conduzidas por alunos dos anos finais de Medicina da Unisul Tubarão, sob a supervisão do médico da ESF Cabeçuda, Dr. Matheus Saloti.

O Programa faz parte das estratégias de Atenção Primária que vai além do tratamento de doenças e do atendimento aos pacientes no posto. A iniciativa busca promover a conscientização sobre temas relevantes de saúde entre os jovens, proporcionar informações valiosas para a prevenção de doenças e, dessa forma, promover hábitos saudáveis.

A UBS Cabeçuda, neste ano, também retomou programas de prevenção e acompanhamento de diabetes e hipertensão, apoio aos pacientes psicóticos ou com ideação suicida, continuidade das visitas de equipe multidisciplinar nas casas de pacientes acamados ou domiciliados, e saúde na escola.

Essas ações refletem os princípios fundamentais das Unidades Básicas de Saúde, que buscam não apenas tratar doenças, mas também prevenir e orientar toda a população do bairro em que estão inseridas. O engajamento da comunidade escolar e o apoio das instituições de ensino são essenciais para o sucesso dessas iniciativas de promoção da saúde.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top