Maio Laranja: combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é discutido, em Tubarão

O dia 18 de Maio, é alusivo ao enfrentamento do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A intenção é conscientizar a sociedade e a reafirmar a responsabilidade de todos em garantir os direitos de crianças e adolescentes. Por conta disso, no mês de maio, o município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza diversas ações de prevenção e proteção no combate a este tipo de abuso.

As famílias e a sociedade precisam ser informadas sobre a prevenção e as formas de combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A data histórica que deu origem a esse movimento foi marcada pela Lei 9.970/2000. O Caso Araceli refere-se à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência física e sexual.

Entre as ações que serão desenvolvidas no Maio Laranja pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão as atividades com grupo de famílias, realizada na terça-feira (14) no CREAS e na quarta-feira (22) no CRAS I. Além disso, haverá um teatro com apresentação de duas peças alusivas ao tema com data indefinida até o momento.

Vale ressaltar que suspeitas de uma situação de abuso sexual contra uma criança ou adolescente podem ser denunciadas no Conselho Tutelar, Delegacia Especializada ou por meio do Disque 100.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top