O dia 18 de Maio, é alusivo ao enfrentamento do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A intenção é conscientizar a sociedade e a reafirmar a responsabilidade de todos em garantir os direitos de crianças e adolescentes. Por conta disso, no mês de maio, o município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza diversas ações de prevenção e proteção no combate a este tipo de abuso.
As famílias e a sociedade precisam ser informadas sobre a prevenção e as formas de combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A data histórica que deu origem a esse movimento foi marcada pela Lei 9.970/2000. O Caso Araceli refere-se à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência física e sexual.
Entre as ações que serão desenvolvidas no Maio Laranja pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão as atividades com grupo de famílias, realizada na terça-feira (14) no CREAS e na quarta-feira (22) no CRAS I. Além disso, haverá um teatro com apresentação de duas peças alusivas ao tema com data indefinida até o momento.
Vale ressaltar que suspeitas de uma situação de abuso sexual contra uma criança ou adolescente podem ser denunciadas no Conselho Tutelar, Delegacia Especializada ou por meio do Disque 100.