Um grupo articulador do Plano Municipal de Cultura, responsável pelo Eixo 09 – Cultura, Saúde e Bem-Estar, realiza um inventário de profissionais que trabalham com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), em Gravatal. A ação conta como apoio da prefeitura que disponibiliza um formulário para ser preenchido por esses agentes de trabalho.
As PICS são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. As práticas desempenham um papel abrangente no SUS e podem ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde.
Vale ressaltar que o foco especial é na Atenção Primária, onde têm grande potencial de atuação. De acordo com coordenadora do Eixo 09, Mônica Calvette, o profissional atua em alguma área específica, pode responder ao formulário e fazer parte do Mapa da Saúde e Bem-Estar do município. “Contamos com sua colaboração para a construção deste modesto, porém grande inventário da saúde”, destaca.
Uma das ideias centrais dessa abordagem é uma visão ampliada do processo saúde e doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado. As indicações às práticas se baseiam na no indivíduo como um todo, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais. O formulário está disponível neste link.