Subiu para o sete o número de municípios que decretaram Situação de Emergência (SE) em função das fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana. A informação é do último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), divulgado na manhã desta quinta-feira (16).
Ao todo, 13 municípios registraram ocorrências nas regiões Sul e Extremo Sul. Ainda de acordo com o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162, desabrigadas. O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para mais chuva intensa e volumosa no fim de semana.
Os municípios que decretaram SE são: Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá e Praia Grande possui decreto de SE vigente por conta do evento adverso anterior. Também foram enviados itens de assistência humanitária (IAH) para Araranguá e São João do Sul, no total de R$ 131.753,12. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.
Entre os danos humanos causados por conta das chuvas de maio, em Araranguá foram 200 pessoas desalojadas e 84 desabrigadas; em Passo de Torres foram seis pessoas desalojadas e 35 desabrigadas; em Jacinto Machado foram quatro pessoas desalojadas e uma desabrigada; em São João do Sul foram 211 desalojadas; em Forquilhinhas foram sete pessoas desabrigadas; 20 em Sombrio e 15 em Ermo.










