O governador Jorginho Mello recebeu nesta terça-feira, 28, juntamente com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, uma comitiva de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para discutir um plano de fortalecimento e melhoria da conectividade e de desenvolvimento de novas aplicações a partir da nova tecnologia 5G em Santa Catarina. No encontro também foi levantada a possibilidade de parceria na área da proteção civil no estado.
Em pauta, a implementação de um programa pioneiro no Brasil para o desenvolvimento de novas aplicações a partir da tecnologia 5G utilizando a Rede Catarinense de Centro de Inovação para melhorar ainda mais a conectividade e a aplicabilidade em SC. A Anatel manifestou interesse em começar pelo Estado uma parceria de inovação aberta focada em ampliar a usabilidade do 5G privado, principalmente, no setor produtivo catarinense com foco na indústria 4.0.
Durante a reunião, o governador frisou aos representantes da ANATEL o pedido para a criação de uma solução tecnológica que emita alerta para pessoas que estejam em áreas com risco de enchentes ou desastres naturais a partir da localização do aparelho celular e independente da operadora. “A tecnologia tem que ajudar a prevenir e salvar vidas, protegendo quem mora em Santa Catarina de eventos climáticos que podem ser previstos e avisados e essa parceria com a Anatel pode viabilizar isso”, ressalta o governador.
Foto: Roberto Zacarias/Secom
“O governador Jorginho Mello quer ampliar e melhorar a conectividade em Santa Catarina e aproveitar o que a tecnologia 5G tem de melhor, que não é apenas conectar pessoas, mas, principalmente, conectar máquinas e equipamentos fomentando novos produtos, novos processos e novos modelos de negócios fundamentais ao desenvolvimento de uma nova economia, internet das coisas, a indústria 4.0, aumentado a competitividade do setor produtivo estadual, em especial da indústria”, enfatiza o secretário Fett.
O encontro desta semana no gabinete do Centro Administrativo contou com a participação do também do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner, da Diretora de CTI da Fapesc, Valeska Tratsk, além de representantes da área de inovação e conectividade no Estado.