Jorge Goetten e Juca Mello assumirão o Republicanos em Santa Catarina

Em uma articulação que envolve o governador Jorginho Mello (PL) e os dirigentes nacionais do PL e do Republicanos, o deputado federal Jorge Goetten (PL) vai mudar de partido e assumir a presidência estadual da legenda. A informação foi divulgada pelo especialista em política, UPiara Boschi.

Ele afirma que as digitais do governador vão ficar marcadas pela presença de seu irmão Juca Mello na nova executiva estadual do Republicanos. Com a articulação, Jorginho traz o partido do governador paulista Tarcísio de Freitas e da senadora Damares Alves, do Distrito Federal, para uma atuação conjunta com o PL em Santa Catarina.

O Republicanos, sob comando do ex-governador Carlos Moisés, atuava alinhado aos projetos do PSD. Para UPiara, com a mudança, Jorge Goetten terá mais liberdade de ação e a missão de construir um partido parceiro do governador. “O Republicanos elegeu 40 deputados federais em 2022, número semelhante ao do tradicional MDB (42), mas acabou sem representantes na Câmara dos Deputados em Santa Catarina”, detalha.

Vale ressaltar que a filiação de Goetten, segundo UPiara, exigiu um acordo de Jorginho Mello com os presidentes nacionais do PL, Valdemar da Costa Neto, e do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira. Ele explica que uma reunião entre Goetten e os dois dirigentes nacionais, selou os pontos do acordo. “Valdemar vai assinar em nome do PL uma autorização para que o deputado federal catarinense deixe a sigla sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária”, finaliza.

Foto: Divulgação/TNSul

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top