PGE/SC recebe selo de instituição parceira do Hemosc

Um termo de cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), foi assinado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), na tarde desta terça-feira (18). A ação busca incentivar a doação de sangue e promover a integração entre as duas instituições.

Representantes do hemocentro e colaboradores da PGE/SC estiveram presentes na solenidade de assinatura do documento e entrega do selo Empresa Solidária do Hemosc à chefia do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina. O evento contou ainda com uma palestra ministrada por Cláudia Broniszak Barros, assistente social do Hemosc.

Mais de 100 profissionais da PGE/SC prestigiaram o ato de assinatura e a exposição realizada posteriormente. A diretora-geral do Hemosc destacou o papel exercido pelo hemocentro em Santa Catarina. “O sangue não tem nenhum substituto e não pode ser fabricado. Por isso, o ato solidário de doar é tão fundamental”, afirmou Patrícia Carsten. Ela agradeceu a PGE/SC pela iniciativa e destacou a importância que a adesão da instituição ao projeto Empresa Solidária representa no estímulo às doações no Estado.

Para o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, o papel desempenhado pelo hemocentro é central para a saúde dos catarinenses. “O Hemosc tem uma responsabilidade gigante em nosso Estado, um serviço que exerce com excelência”, destacou ele. “O sangue é vida, por isso é um privilégio podermos tanto doar em segurança quanto termos acesso a esse recurso essencial se um dia precisarmos”.

Junto à coordenadora de captação de doadores do Hemosc, Renata Mello, e ao presidente da Fahece, Alvin Laemmel, a diretora-geral do hemocentro, Patrícia Carsten, entregou à alta chefia da PGE/SC o selo Empresa Solidária. Após o ato, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, e o presidente da Fahece realizaram a assinatura do Termo de Adesão ao projeto, que busca sensibilizar instituições públicas e empresas sobre a importância da doação de sangue e aproximar essas instituições do Hemosc. Criado na década de 1980, o programa conta com mais de 3,3 mil empresas cadastradas – tanto entidades públicas quanto privadas.

Após a solenidade de assinatura do termo, a assistente social do Hemosc, Cláudia Broniszak Barros, ministrou a palestra intitulada “Eu Ajudo a Salvar Vidas”. Na exposição, foram abordados aspectos essenciais da doação de sangue, como os procedimentos realizados pelo doador e pelo Hemosc e a importância que o sangue doado tem para o sistema de saúde. A apresentação também foi dedicada a desconstruir alguns mitos acerca da doação de sangue, e incentivar que os presentes compareçam ao Hemocentro para contribuir no futuro.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top