Espaços públicos são aqueles de uso comum, pertencentes à população, administrados pelo poder público, como ruas, calçadas, praças, jardins, parques, escolas e repartições públicas em que o ir e vir é livre.
Nas escolas os espaços públicos possuem horário de funcionamento e regras, mas são instituições que estão a serviço da comunidade, bem como postos de saúdes, bancos. Logo os cidadãos somente podem utilizar esses serviços dentro de seus horários de funcionamento.
No que se refere o espaço público político é um espaço simbólico que opõe e respondem opiniões a discursos sociais, religiosos, culturais, intelectuais que constituem uma sociedade. A diversidade de opiniões e a capacidade de discutirmos em um grupo nos faz seres políticos.
Apesar que muitos não saberem ao certo o que significa a palavra política, o fato de divergir, opinar e criticar, já nos faz ser políticos. Diferentemente do espaço público em que cada cidadão esteja, não podemos deixar que intervenham os eixos políticos partidários nos serviços que são públicos.
Observo que em período eleitoral a questão partidária pesa muito no clima estabelecido nos espaços públicos, principalmente quando for na esfera municipal. A política e o partidarismo andam juntas, mas se estabelecem principalmente no clima das pessoas que estão nos espaços públicos. Pressão, coação, troca de favores, cargos políticos para cabos eleitorais, ainda se instalam nos dias de hoje.
As leis e regras eleitorais são duras, porém, o que vemos nos dias atuais nos remetem ao voto cabresto do século XIX. Não dá para entender como os cidadãos de bem se submetem a aceitar e não denunciar fatos que contribuem para a politicagem.
Falamos em corrupção o tempo todo, mas muitos fazem parte dela de alguma forma. Seja por uma promessa de trabalho, curso gratuito ou até mesmo condição de continuar ou não no serviço público. No tempo de leis específicas e regras para se entrar no serviço público por processo seletivo simplificado é inadmissível pessoas aceitarem calados esta situação.
Transformar nossos espaços públicos, locais de debates políticos é muito importante, mas transformá-los em espaços de politicagem nos dias de hoje é uma farsa da velha política. Diante disso, o espaço público como espaço político, é aquele em que podemos argumentar, contribuir, propor, discordar, respeitar entre as pessoas que convivemos de forma harmônica para o nosso bem estar.