O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros. O ato será realizado a partir da próxima segunda-feira (15), com isso, os serviços de processamento de passageiros e controle de segurança serão realizados nos pisos 2 e 3 do terminal, áreas que não foram impactados pelas enchentes que assolaram toda a capital gaúcha.
Desde 27 de maio ocorrem voos comerciais que continuarão sendo na Base Aérea de Canoas (RS), área localizada a cerca de dez quilômetro do aeroporto da capital. A retomada gradual das operações no principal sítio aeroportuário da Região Sul faz parte do cronograma adotado pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), juntamente com a Concessionária Fraport, responsável pela gestão do aeroporto.
Para o ministro Silvio Costa Filho, titular do MPor, o retorno das atividades no Salgado Filho é parte do trabalho conjunto e eficaz que tem sido realizado pela Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, pelo Ministério da Defesa, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e por agentes do setor aéreo e concessionária. “Estamos comprometidos em restaurar integralmente as operações no Salgado Filho e esse é um dos passos para alcançarmos esse objetivo”, destacou.
É importante ressaltar que o serviço de check-in e embarque de passageiros serão feitos por meio de uma área adaptada no terminal internacional, uma vez que o espaço doméstico está passando por reformas. O acesso ao terminal deverá ser realizado pela rampa externa que leva ao piso 2.
No primeiro momento, o acesso ao procedimento de embarque será realizado exclusivamente pelas portas 5 e 6. A partir de então, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. Nesse ambiente, deverão seguir a sinalização para se dirigir ao embarque nos ônibus, que fará o transporte até a Base Aérea de Canoas.
Assim como é realizado hoje no terminal improvisado no ParkShopping Canoas, o passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível acessar a sala de embarque. Vale ressaltar que não será possível realizar embarque e desembarque diretamente do aeródromo militar.