Com um índice de 96,14% de inserção econômica, Santa Catarina apresenta o maior número de ocupados entre a população economicamente ativa. A informação está no Ranking de Competitividade dos Estados que utiliza dados do IBGE. Em segundo lugar aparece Mato Grosso (95,72%) e em terceiro Rondônia (95,05%).
O índice inserção econômica compõe o pilar de Capital Humano do Ranking, no qual o estado catarinense também se destaca com o primeiro lugar. Além da mão de obra empregada, o pilar de Capital Humano avalia o nível educacional do trabalhador e o impacto sobre a produtividade.
Desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e prove diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.