Desafios de novas lideranças

Nos dias atuais, está cada vez mais difícil de encontrar novas lideranças para os diversos setores da sociedade. Líderes religiosos, políticos, de entidades de classe, de associações, de representantes de turmas e de tantas outras representatividades, estão difíceis de encontrar. Porém, o desafio é estimular as pessoas a se destacarem através de tarefas coletivas como falas, escrever algo sobre o assunto de interesse de sua coletividade, gravar pequenos vídeos sobre os assuntos em discussão e principalmente estimular as pessoas a se sentirem parte do processo.

Cada vez que vemos pessoas novas ocupando algum cargo ou função em uma determinada entidade, ela vira alvo de críticas e consequentemente nos remete a uma avaliação sobre a sua conduta. Contudo, não podemos deixar de avaliar a bagagem de conhecimento que ela leva e a sua opinião sobre determinado assunto.

Líderes mais experientes, podem derrubar ou elevar estas pessoas. Mas quando surge pessoas em destaque na fala, na postura e nas ações, fazem toda a diferença na sua representatividade. No que se refere a Entidade Sindical, tenho ouvido há muitos anos a seguinte frase: Sindicato não é para mim. Mas, eu, há 16 anos dizia a mesma coisa. Caí de paraquedas no movimento sindical, apanhei, sofri, não tinha muito conhecimento e hoje cresci muito. Como profissional, pessoa e principalmente aprendi a ouvir.

Ouvir mais do que falar. Esta é a palavra chave para qualquer liderança. As pessoas não são iguais, mas se pudessem fazer o exercício de ouvir mais e falar menos é válido. No município de Tubarão, a candidata do Partido dos Trabalhadores como Prefeita foi a revelação de novas lideranças.

Um discurso firme, centrado, pessoa de personalidade forte e desabrochou fazendo. O que mais ouço pela nossa cidade é de onde tiraram esta candidata? Quando surge novas lideranças, penso que quem ganha somos todos nós, num discurso alinhado e fazendo as pessoas refletirem sobre novas oportunidades.

É fato, que a mudança só acontece quando a pessoa quer. Mas deixar seu nome à disposição para novos enfrentamentos é a esperança de fazer um mundo melhor. Acomodar-se perante os desafios de fazer melhor é prática de muitos, mais é o maior erro que podemos cometer. Conhece o ditado que diz: “ninguém é tão inteligente que não tenha o que aprender e tão burro que não tenha o que ensinar” é a maior verdade que existe.

Na minha vida conheci de fato pessoas sem estudos, culta o suficiente para ensinar uma população, por outro lado Doutores de diploma que não conseguem sequer conviver com outras pessoas. Não menospreze seus conhecimentos e sua liderança achando que não terá capacidade. Você é capaz de mudar o mundo, basta querer.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top