Em busca de aprimorar suas capacidades e garantir a segurança da população, os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio participaram neste domingo (17) de um curso intensivo de resgate aquático com Jet Ski, em parceria com a equipe Jagua Boys.
O treinamento, realizado em uma das lagoas da região, teve como objetivo principal capacitar os bombeiros em técnicas de pilotagem e salvamento em situações emergenciais, como enchentes e afogamentos. A iniciativa surge como resposta à necessidade de aprimorar as ações de resgate após a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul no início deste ano.
“Depois da tragédia ocorrida no RS, sentimos a necessidade de aprimorar técnicas voltadas ao resgate aquático, sendo uma das primeiras equipes dos bombeiros voluntários de Santa Catarina a se profissionalizar nessa área”, afirmou o comandante Ugo Leonardo Medeiros.
Entre os participantes, destacou-se o bombeiro voluntário Júlio, com mais de 20 anos de experiência como guarda-vidas na praia de Jaguaruna. “Extremamente importante a realização deste treinamento, além de capacitar a corporação, teremos um setor que poderá agir em situações críticas quando houver a necessidade”, afirmou Júlio, que também participou dos resgates no Rio Grande do Sul.
O próximo passo do treinamento será realizado no mar, em condições de zona de arrebentação, com a participação do resgate aéreo Sarasul e do experiente instrutor João Bastos Capile. A data prevista para a realização deste módulo é fevereiro de 2025.
Após a conclusão de todos os níveis do curso, a corporação buscará recursos para a aquisição de equipamentos especializados, que permitirão aos bombeiros atuarem de forma ainda mais eficiente e segura em situações de emergência.