O atleta Rodrigo Oliveira está terminando o ano em festa. Após disputar muitas provas e conquistar grandes resultados, ao longo de 2024, Rodrigo esteve em Villa de Merlo na Argentina, disputando o Campeonato Sul-americano de Trail, junto com a equipe brasileira da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAT.
Rodrigo tinha como objetivo estar entre os 10 primeiros colocados. Com uma performance incrível, o tubaronense finalizou os 60 km em 6 horas e 17 minutos, ficando na 5ª colocação.
“Eu já fiquei muito feliz pelo fato de ter sido convocado para a Seleção Brasileira. Foram 8 países e mais de 30 atletas disputando esta prova. Foi emocionante representar o meu país”, comenta Rodrigo.
A corrida em trilha é um esporte só cresce. Segunda a ITRA – International Trail Running Association em sua base de dados estão referenciados 1milhao e 856 mil corredores na sua base de dados e este número vem aumentando a cada ano. Este aumento deve-se também ao fato de poder ser praticada por pessoas de todas as idades.
O Trail Run vai muito mais do que apenas uma corrida. As paisagens e a conexão com a natureza estão presentes nas provas e treinos. Muitos praticantes de corrida cansados dos treinos sempre iguais no asfalto gostam de sentir a sensação de bem-estar e plenitude proporcionadas pelas diversas paisagens e ambientes diferentes encontrados durante o Trail, que não seriam possíveis caso continuassem nas áreas urbanas como as corridas tradicionais.
Rodrigo foi convocado devido a sua pontuação no ranking ao longo do ano. O atleta foi o melhor em 2024 em provas de Long Trail (longas distâncias). O atleta relata que o percurso foi desafiador e exigiu muito dele. “O percurso foi muito técnico, com muitas pedras, cascalho ao logo do caminho. Largamos as 4h da manhã e às 8h a temperatura já chegava aos 30º. É muito diferente do que temos aqui e estamos acostumados. Terreno seco, pesado”, explica o atleta.
O campeonato, foi realizado na Argentina, em duas etapas. Uma na Villa de Angostura, em Néuquen e a outra na Vila de Merlo, em San Luis. O melhor resultado do Brasil foi a medalha de ouro de Célio Augusto da Rosa, no Long Trail 60k, mesma categoria de Rodrigo. O Brasil também foi ao pódio no Long Trail com Susany Perardt, medalha de bronze nos 60K. Ao todo, 18 atletas fizeram parte da delegação.
“Foi minha estreia em tudo, na seleção, no sul-americano. Treinei muito para esse momento. O resultado foi incrível e superou nossas expectativas. Estou a três anos nessa modalidade. Fiquei em 5º lugar, muito perto do 4º e 3º colocados. Estivemos muito perto de trazer uma medalha de bronze inédita. É o fruto de um trabalho em equipe, com apoio da minha família e meus patrocinadores”, comemora.
Rodrigo é presença constante nas provas de corrida disputadas na Região. Já participou em muitas etapas do Circuito Cortuba e foi para o mundial com o apoio da On Sports.