O setor de transporte, armazenagem e correio registrou saldo positivo de 10.523 novos vínculos de trabalhos formais no estado de Santa Catarina, no acumulado entre janeiro e novembro de 2024. Os dados foram consolidados pelo Novo Caged – método de geração de estatísticas sobre a movimentação de empregados do mercado de trabalho formal.
No saldo acumulado, o setor apresentou crescimento de 6,76%, superando o crescimento médio nacional de 5,19%. Em síntese, o saldo é calculado com base na diferença entre o número de trabalhadores contratados (admissões) e o número de trabalhadores que deixaram seus empregos (desligamentos) nos períodos analisados.
De forma isolada, em novembro de 2024 o saldo de empregos foi de 592 novas vagas no setor de transporte, armazenagem e correio. Trata-se de um crescimento relativo de 0,36% em Santa Catarina, que supera a média nacional de crescimento, de 0,26%. De acordo com as análises setoriais da Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina (DIPP-SEPLAN), com base no Novo Caged, o setor de transporte, armazenagem e correio apresenta um crescimento contínuo de novas contratações. Só para exemplificar, entre dezembro de 2020 e novembro de 2024 o crescimento do número de empregados no setor foi de 33,9%, enquanto a média nacional foi de 20,6%. Portanto, em quatro anos, o setor gerou 42.046 novas vagas de trabalho com carteira assinada em solo catarinense.