Um eclipse lunar total acontecerá na madrugada da próxima sexta-feira (14) e será visível de todo o Brasil. O último evento deste tipo até 2029 é denominado Lua de Sangue, quando o satélite natural parece vermelho para quem assiste a superfície da Terra.
De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse total começará às 3h26, atingirá seu máximo às 3h58 e terminará às 4h31, com o pôr da lua. O órgão fará a transmissão das especificações ao vivo pelo canal do Youtube a partir das 0h30.
Durante o evento, em que a Terra bloqueará a luz solar que atinge a Lua, o satélite adquirirá um tom vermelho. No total, o eclipse durará 6 horas e três minutos, e a fase em que parece ter a cor vermelha, uma hora e cinco minutos.
Saiba como observar o eclipse
As consequências poderão ser vistas a olho nu em todo o território brasileiro se as condições adversas específicas e o céu não estiverem nublados.
Diferentemente do eclipse solar, a boa notícia é que para acompanhar o eclipse lunar não é necessário nenhum tipo de precaução.
Uma dica importante é procurar locais com boa visibilidade para o leste — onde o Sol nasce —, porque quando a Lua surgir no céu, o eclipse já estará em andamento. Isso acontece porque os eclipses lunares ocorrem durante a Lua Cheia, e esse tipo de Lua nasce quando o Sol se põe.
Quem estiver em uma região com pouca visibilidade também pode recorrer à transmissão ao vivo do Observatório Nacional , que acontece a partir das 0h30, no horário de Brasília.