Nesta segunda-feira, durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Tubarão, o vereador Everson Martins apresentou um projeto inovador focado na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. A proposta consiste na realização de rodas de conversa mensais, envolvendo estudantes e educadores, com o apoio de profissionais da Fundação Municipal de Educação, da Secretaria de Saúde e da Fundação de Desenvolvimento Social de Tubarão.
De acordo com Everson, a saúde mental dos jovens tem se tornado uma preocupação crescente. “Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que uma parcela significativa de crianças e adolescentes enfrenta transtornos mentais diagnosticáveis. No Brasil, os índices de ansiedade e depressão entre essa faixa etária são alarmantes”, ressalta o vereador.
O projeto sugere rodas de conversa de curta duração, abordando temas essenciais para o bem-estar mental, como autoconhecimento e educação socioemocional, ansiedade e depressão na infância e adolescência, prevenção ao bullying e cyberbullying, relações interpessoais, violência e automutilação, saúde digital e o impacto das redes sociais na saúde mental, uso consciente de celulares nas escolas, uso e abuso de drogas e desinteresse pelos estudos.
Everson enfatiza que “a escola desempenha um papel fundamental na formação emocional dos alunos, podendo ser um ambiente seguro para acolhimento e promoção da saúde mental. Através deste projeto, buscamos incentivar a realização periódica das rodas de conversa, fortalecendo a inteligência emocional dos estudantes e prevenindo casos mais graves de sofrimento psíquico”.
Após a apreciação pelos demais vereadores, se aprovado, o projeto seguirá para a sanção do prefeito Estêner Soratto.