Papa Francisco completa 12 anos de pontificado

Doze anos separam o primeiro dia de pontificado de Francisco desta quinta-feira, 13. O Cardeal Jorge Mario Bergoglio entrou para o Conclave em 12 de março de 2013 “fora da lista da grande imprensa” dos grandes favoritos a ocupar a Cátedra de Pedro. Após a fumaça branca da chaminé colocada sobre a Capela Sistina, saiu no dia 13 como o primeiro Papa latino americano. Não foi o “primeiro” só nisso, mas também o primeiro jesuíta a ser escolhido para esta missão e o primeiro a usar o nome “Francisco”.

A partir da apresentação de Bergoglio como novo Papa, o mundo passou a conhecê-lo. Seus documentos, principalmente a Evangelii Gaudium – sua primeira Exortação Apostólica e “programa de pontificado”, deram o tom do papado do argentino e o que os católicos poderiam esperar dos próximos anos. Apesar dos textos, viagens, documentos e reflexões aproximarem os fiéis de Francisco, foi a partir de um encontro pessoal com ele que muitos puderam sentir e tocar a profundidade de suas ações e discursos.

     

    Foto: REUTERS – Remo Casilli

    Um dos fundadores da Fazenda da Esperança e membro da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, Nelson Giovanelli afirma que conhecer o Papa Francisco pessoalmente foi a confirmação daquilo que ele já vinha observado em relação à sua paternidade, simplicidade e sabedoria. Em 1º de abril de 2016, juntamente com Frei Hans (também fundador da Fazenda da Esperança) e o Cardeal Braz de Aviz, Nelson encontrou-se com o Pontífice por cerca de 40 minutos no escritório da biblioteca do Vaticano.

     

    Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

    RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

    Scroll to Top