A promotora Vanessa Cavallazzi foi nomeada, nesta quarta-feira (19), como a nova Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina. A primeira mulher a assumir o cargo máximo do Ministério Público do Estado (MPSC) foi escolhida pelo governador Jorginho Mello (PL).
A posse para o biênio 2025-2027 acontece em abril. Vanessa, que atualmente é titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Joaquim, na Serra, disputou o cargo com o atual procurador, Fábio Trajano, ficando em segundo lugar na escolha entre os membros do MP.
O resultado da votação, 261 contra 292 votos, foi encaminhado ao governador em 5 de março, que poderia optar por qualquer um dos nomes da lista tríplice, composta, neste caso, por dois concorrentes.
Quem é Vanessa Cavallazzi
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e doutoranda do mesmo programa.
Ingressou no MPSC em 28 de outubro de 1996, lotada inicialmente na comarca de Itajaí como Promotora de Justiça Substituta. No ano seguinte, ainda como Promotora de Justiça Substituta, seguiu para a comarca da capital, onde permaneceu por 19 anos e atuou à frente de diversas promotorias de Justiça. De janeiro a julho do ano de 2014 foi Diretora em exercício do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público.