Os Correios fizeram história com a primeira entrega por drone em Curitiba (PR), durante a Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas. A entrega simbólica ocorreu no final do mês de março dia 26 e foi realizada ao prefeito Eduardo Pimentel, consistindo em uma placa em homenagem ao aniversário da capital paranaense, celebrado no dia 29 de março.
Essa ação marca o início da participação da estatal em um projeto inovador de testes para a criação de “aerovias” urbanas. O projeto é liderado pela Atech, uma empresa da Embraer especializada em sistemas de controle de voo, em parceria com a Prefeitura de Curitiba. A iniciativa conta ainda com o apoio da Speedbird Aero, responsável pelo drone utilizado, que possui tecnologia 100% nacional e capacidade para transportar até 35 quilos.
O voo experimental foi realizado utilizando o sistema BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), que permite a operação do drone sem contato visual direto. Seguindo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a rota foi planejada para evitar áreas com grande fluxo de pessoas, decolando da Praça Afonso Botelho e sobrevoando a Ligga Arena.
Foto/Divulgação
O pouso foi realizado com precisão na área externa do estádio, onde acontece o Tomorrow Mobility, evento integrado à feira. Dois carteiros participaram da operação, acompanhando atentamente tanto a decolagem quanto o pouso do drone.
“Toda nossa experiência em logística fica à disposição desse projeto para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone”, afirmou Marcos Paulo Paim, superintendente dos Correios no Paraná.
A parceria entre a Atech e a Prefeitura de Curitiba foi firmada em novembro de 2024, enquanto os Correios aderiram ao projeto em janeiro de 2025. Rodrigo Persico, CEO da Atech, destacou que o objetivo é testar rotas e desenvolver software de controle aéreo, visando estabelecer operações sustentáveis e seguras com drones em áreas urbanas no futuro.
Com essa inovação, os Correios se posicionam na vanguarda das tecnologias logísticas no Brasil, abrindo caminho para um novo conceito de entregas urbanas.
Fonte/Mundologistica