A Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza gratuitamente testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C em todas as unidades de saúde do município, além do Hospital e do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.
Esses testes são uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), permitindo que o tratamento seja iniciado o quanto antes, reduzindo complicações e prevenindo novas transmissões.
Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde
Fáceis de realizar, os testes rápidos são feitos com uma pequena amostra de sangue ou fluido oral, com resultado disponível em até 30 minutos. Por não exigirem estrutura laboratorial, garantem mais agilidade e acessibilidade, inclusive para quem vive em áreas remotas.
Quem deve fazer o teste rápido?
População em geral: recomendação de testagem anual.
Gestantes: durante o pré-natal e na internação para o parto, como forma de prevenir a transmissão vertical (da mãe para o bebê).
Pessoas em situação de risco: quem tem múltiplos parceiros, já teve ISTs, pratica sexo sem proteção, é profissional do sexo ou faz uso abusivo de álcool e outras drogas deve realizar os testes a cada seis meses.
Todos os testes são gratuitos, sigilosos e seguros. Procurar uma unidade de saúde e fazer o teste é um passo importante para cuidar da própria saúde e da saúde de quem se ama.
Saiba mais aqui: Testes rápidos no SUS permitem diagnósticos em até 30 minutos — Ministério da Saúde
Fonte/Assessoria de comunicação PML