Na última terça-feira (22), foi apresentado o relatório final onde estão sendo apuradas as práticas de corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O inquérito policial conduzido pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna revelou ter feito apelos de um esquema possível de compra de votos envolvendo pré-candidatos e apoiadores políticos durante o período pré-eleitoral de 2024, no município de Laguna, no sul de Santa Catarina.
A investigação, registrada sob o número 0600536-84.2024.6.24.0020 e conduzida em conjunto com a Justiça Eleitoral, teve início após uma série de denúncias anônimas que apontavam para movimentações suspeitas em um imóvel rural. O Sítio está localizado no município vizinho da Pescaria Brava, onde estaria sendo utilizado na época como base para ações ligadas ao pleito eleitoral de 2024. Segundo as investigações, o imóvel teria sido vendido para armazenar e posteriormente distribuir grandes quantias em dinheiro, com o objetivo de conquista de apoio político e para a prática de compra de votos.

O relatório aponta que valores superiores a R$ 2 milhões foram movimentados durante o período. Durante as diligências realizadas nos dias 2 e 4 de outubro de 2024, a polícia apreendeu aproximadamente R$ 18 mil em espécie, juntamente com materiais de campanha eleitoral, documentos com anotações e elementos que sugerem o uso do dinheiro apreendido para fins ilícitos.
Já entre os nomes investigados, eles estariam ligados diretamente à política local, além de agentes públicos. O inquérito ainda aponta o envolvimento de vários veículos e pessoas ligadas à campanha de pré-candidatos a prefeito e vereador de Laguna.

A Justiça Eleitoral autorizou na época a apreensão e análise de celulares, agendas e documentos encontrados nas residências dos investigados. Os crimes apurados são corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Até o momento, não houve denúncia formal, e os envolvidos seguem na condição de investigados. O processo não corre sob sigilo, e novas diligências podem ser determinadas nos próximos dias. A equipe do sulsc.com acompanha o caso e atualizações exclusivas assim que há novos desdobramentos.
Fotos/Redes Sociais DIC Laguna













