De forma inédita, a Prefeitura de Laguna realizou nesta quinta-feira (15) o I Fórum de Integração e Desenvolvimento para Laguna, em parceria com o Governo do Estado. Essa é a primeira vez que Laguna realiza esse tipo de evento, uma espécie de “intercâmbio” de conhecimento e gestão entre estado e município, onde os gestores estaduais de várias frentes de atuação estiveram no município.
O evento reuniu secretários municipais, presidentes de fundações e gestores estaduais com o objetivo de promover o alinhamento de ações prioritárias para Laguna.
Atendendo à sinalização do Governador do Estado, Jorginho Mello, o encontro foi organizado para que os representantes estaduais conhecessem de perto as demandas urgentes da cidade, com visitas técnicas a pontos estratégicos e reuniões de trabalho para buscar soluções.
“Essa é a primeira vez que vemos tantas lideranças estaduais reunidas em Laguna com um propósito comum: ouvir, ver de perto e agir. Nossa cidade precisa dessa integração para avançar e melhorar a vida da nossa gente. Obrigado ao Governador por atender nosso pedido. Esse é um exemplo que reflete muito na Amurel”, afirmou o Prefeito Preto Crippa.
Estiveram presentes no Fórum o secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes; o secretário da Administração, Vânio Boing; o secretário-executivo de Pesca e Aquicultura, Tiago Frigo; a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin; a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva; a secretária adjunta da Saúde, Dra. Cristina Pauluci; o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes; o diretor de Administração e Finanças da Polícia Científica, perito criminal Rafael Gazola; o perito regional de Laguna, João Guilherme Gomes Aguiar; o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel; Jorge luiz Pereira – Assistente da Diretoria de Gestão Corporativa da Celesc; e Thiago Santaella, diretor de Imprensa da Secretaria Estadual de Comunicação.
Representando o Governo do Estado, o secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, reforçou o compromisso do governador Jorginho Mello com o desenvolvimento de Laguna. “Estamos aqui a pedido do governador para ajudar a virar a página de Laguna, que precisa do apoio de todos. A ideia aqui é uma reunião de trabalho, para atender as demandas. São assuntos específicos que já foram levantados anteriormente, demandas já apresentadas pelo município ao Governo do Estado”, ressaltou.
Durante a manhã desta quinta-feira (15), os representantes estaduais visitaram diferentes pontos do município e ouviram as principais demandas das secretarias e áreas de atuação:
Pesca e Agricultura
A Secretaria de Pesca e Agricultura solicitou a readequação do projeto da Casa do Peixe, incluindo a devolução de R$ 200 mil e a previsão de envio de um novo projeto por parte da SEPAGRI até julho. Também foi entregue um documento solicitando apoio à extensão rural via Epagri, com a indicação de um novo técnico para atuação no município.
Cultura
Na área da cultura, foi proposta uma parceria com as bibliotecas públicas do Estado, além de iniciativas para fortalecer os museus e a biblioteca municipal.
Saúde
Entre as demandas apresentadas pela Secretaria de Saúde estão: nova sede para o SAMU, ampliação e reforma da Policlínica, criação de um Centro Materno Infantil com prioridade de investimentos, renovação da frota, unificação do Centro de Vigilância em Saúde em um único prédio e ampliação de leitos de longa permanência no hospital (com previsão de 15 leitos e necessidade de reforço na captação de recursos).
Administração
A Secretaria de Administração conduziu visitas técnicas e desdobramentos burocráticos referente a diversos prédios públicos, incluindo a Casa dos Cachorros, a Biblioteca Pública, o Sambódromo, o prédio onde funciona o SINE e o prédio da Celesc.
Segurança Pública
Na área da segurança pública, a Polícia Militar destacou a necessidade de reforço nos períodos de alta temporada e durante eventos, com foco na sazonalidade. A Secretaria de Justiça e Reintegração Social (SEJURI) realizou visita à unidade prisional de Laguna, apresentando preocupação com a atual estrutura e sugerindo a construção de uma nova unidade fora do centro da cidade. Foi discutida a possibilidade de uso de um terreno do Estado para esse fim.
Polícia Científica
A Polícia Científica apresentou a demanda por um novo espaço estruturado para sua atuação, preferencialmente nas proximidades da rodoviária.
Ao final do Fórum, o prefeito entregou um ofício solicitando à UDESC a elaboração do projeto do Complexo de Segurança Pública de Laguna. A equipe do Governo do Estado também informou que encaminhará um formulário ao município detalhando as ações que serão realizadas, como serão executadas e os prazos previstos.
O I Fórum de Integração e Desenvolvimento marcou um novo momento de diálogo direto entre as esferas municipal e estadual, com foco na resolução de problemas históricos e na construção de soluções conjuntas para o futuro de Laguna.