A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realiza nesta sexta-feira, 30 de maio, a oitava edição do Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa. O evento será realizado a partir das 14 horas, na Arena Multiuso Estêner Soratto, durante a Feira Agropecuária de Tubarão, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Cidasc no YouTube.
O Fórum marca o encerramento da programação do Mês da Promoção da Saúde dos Animais de Produção em Santa Catarina, campanha instituída em 2022 para reforçar a conscientização sobre a importância das Doenças de Notificação Obrigatória (DNO), como a Febre Aftosa, além da manutenção da excelência sanitária no território catarinense.
O VIII Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa é uma realização da Cidasc, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Associação dos Pecuaristas de Tubarão e Região.
CIDASC/Divulgação/Sulsc
A abertura oficial acontece às 14 horas, seguida da palestra “Desafios e Estratégias para a Manutenção de Áreas Livres de Febre Aftosa sem Vacinação”, com o médico-veterinário da Cidasc, Diego Torres Severo, das 14h10 às 14h40.
Na sequência, das 14h40 às 15h10, o médico-veterinário Enori Barbieri, 1º vice-presidente de Secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), apresenta a palestra “Febre Aftosa: Impactos e Expectativas do Produtor Rural e do Mercado Internacional”.
Das 15h10 às 15h40, o professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Leonardo Silva da Costa, ministra a palestra “Reconhecimento das Lesões e Diagnósticos Diferenciais da Febre Aftosa em Animais de Produção”.
A programação encerra com debate entre os palestrantes, das 15h40 às 16h10, e, em seguida, o encerramento oficial.