Cavalo Paraguaio, esse foi o nome da operação da Policia Civil de SC que capturou uma quadrilha de roubo de caminhões em Tubarão e região

Nesta quarta-feira (04), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Deic, em colaboração com as Delegacias de Polícia de Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Sangão, deflagrou uma operação visando desmantelar um grupo criminoso especializado no furto e adulteração de veículos.

A operação “Cavalo Paraguaio” faz referência ao modus operandi da organização, que atravessava a fronteira do Paraguai com caminhões-tratores e semirreboques furtados em solo catarinense . As investigações revelaram que membros do grupo, residentes em Santa Catarina, realizavam levantamentos em pátios de oficinas mecânicas e postos de combustíveis, repassando informações para seus comparsas no Paraguai.

Policia Civil/Divulgação/Sulsc 

Com essas informações, eram organizados comboios compostos por motoristas e caminhões-tratores que se deslocavam até o sul do estado para praticar os furtos. Após desativarem sistemas de segurança dos veículos e monitorarem os alvos, os criminosos invadiam os pátios, acoplavam os caminhões aos semirreboques ou subtraíam conjuntos completos, seguindo viagem até o Paraguai. Durante o percurso, trocavam as placas originais por placas paraguaias e realizavam inspeções constantes para detectar e remover rastreadores.

Atuação do Grupo

Até o momento, a polícia comprovou o envolvimento do grupo no furto de pelo menos 15 caminhões e semirreboques. Parte desses veículos já foi recuperada , inclusive no interior do Paraguai , graças à atuação integrada das forças de segurança.

Organização Criminosa

A organização criminosa é considerada a mais atuante e estruturada em Santa Catarina na prática de furtos desse tipo, apresentando alto grau de especialização e articulação interestadual e transnacional. O líder do grupo possui mais de 20 anos de histórico criminal com mais de 12 inquéritos policiais instaurados por crimes semelhantes, sendo classificado como indivíduo de alta periculosidade.

Além disso, um dos integrantes da organização é cidadão paraguaio e possui contra si uma ordem de captura internacional incluída na Difusão Vermelha da Interpol, evidenciando o nível elevado da organização criminosa.

A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), através do Núcleo de Cooperação Internacional em Santa Catarina e da Adidância da PF em Assunção, do Centro Integrado de Segurança Pública e Proteção Ambiental (CISPPA), vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além da colaboração da Polícia Civil do Paraná, por meio do DENARC de Maringá.

As investigações continuam em andamento para garantir a completa responsabilização dos envolvidos.

“A Polícia Civil expressa agradecimentos ao Juiz de Direito Dr. Lírio Hoffmann Júnior, da Comarca de Tubarão, e à Promotora de Justiça Dra. Patrícia Zanotto, da 8ª Promotoria de Justiça de Tubarão, pelo apoio institucional que foi crucial para o sucesso da operação.”

 

Boulevardfm98.com

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top