A 3ª Delegacia de Combate à Corrupção (3ª DECOR), deflagrou nesta terça-feira 10, a operação “Pertinacia”, destinada a desarticular um esquema criminoso montado para fraudar licitações voltadas à aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.
Segundo a investigação, um grupo de pessoas se uniu e deu ensejo à constituição de uma cooperativa de forma ilegal, visando conseguir benefícios em licitações e contratos com entidades catarinenses, em especial no Município de Barra Velha/SC.
A cooperativa ilegalmente constituída se tornou a maior pessoa jurídica contratada por municípios catarinenses no seu ramo de atuação, possibilitando que seus representantes auferissem lucros milionários, em detrimento do caráter competitivo de diversos procedimentos licitatórios em Santa Catarina.
Após representação formulada pela 3ª DECOR, foram decretadas judicialmente medidas assecuratórias determinando o bloqueio aproximado de R$ 12 milhões e medidas cautelares diversas da prisão em desfavor dos investigados, tais como a suspensão de atividade econômica.
Policia Civil/Divulgação/Sulsc
Hoje, em razão das medidas decretadas, três veículos foram recolhidos na cidade de Barra Velha/SC. Cabe salientar que os agentes investigados já foram alvo de operação policial com o mesmo objeto, deflagrada pela DECOR/DEIC no ano de 2022 , na operação “Triangular”.
A investigação contou com a cooperação do Tribunal de Contas de Santa Catarina e do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil.
Acesse/boulevardfm98.com