Tornar a cidade mais segura é uma das prioridades da atual gestão de Tubarão. E a tecnologia pode ser uma aliada para garantir mais tranquilidade a moradores e visitantes. Um dos projetos em estudo pela prefeitura é a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos da cidade.
Na tarde desta quarta-feira (2), o prefeito Estêner Soratto, o vice-prefeito Denis Matiola, o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, e o comandante da Polícia Municipal, Daniel Martins, conheceram os detalhes da chamada “muralha virtual”, solução tecnológica já adotada em diversas cidades catarinenses.
A proposta prevê a instalação de câmeras com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos em locais estratégicos — especialmente nos acessos à cidade, como pontes e vias de entrada e saída. O sistema permite a leitura automática das placas em tempo real, 24 horas por dia, inclusive à noite. Entre os principais benefícios da tecnologia estão a identificação rápida de veículos roubados ou suspeitos, o controle eficiente de tráfego e apoio a investigações policiais.
PMT/Divulgação/SulSC
O cercamento eletrônico também poderá ser complementado com reconhecimento facial, ampliando ainda mais a capacidade de monitoramento. Utilizada em locais de grande circulação como aeroportos, shoppings e espaços públicos, a tecnologia de reconhecimento facial permite identificar pessoas mesmo em movimento ou em meio a multidões. Esse recurso vem sendo analisado pela Prefeitura de Tubarão como um reforço importante às ações de segurança no município.
Os detalhes técnicos apresentados à administração municipal serão agora avaliados para a elaboração de um projeto adequado à realidade da cidade.
Sua empresa aqui