Nesta quinta-feira foi lançado o Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (Qualifica SC), uma iniciativa que vai implementar ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e do desempenho acadêmico, promovendo uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade. O lançamento aconteceu durante abertura da Formação Continuada dos Gestores Escolares, realizada pela Secretaria da Educação para alinhar, melhorar e integrar a gestão com foco nos resultados de aprendizagem dos estudantes.
“Aqui neste encontro está a força da transformação. Temos um grande desafio. Eu estou cheio de esperança de que a gente conseguirá transformar a educação pública de Santa Catarina na melhor do Brasil. Com gestores motivados, qualificados e alinhados com o propósito da nossa Educação, isso vai acontecer. Não tenho dúvida”, disse o governador no evento, que vai até esta sexta-feira, 4.
Roberto Zacarias / SECOM/Divulgação/SulSC
O Qualifica SC possui três eixos de ação interdependentes: qualificação dos dados do Sistema de Gestão de Santa Catarina (Sisgesc) e do Educacenso, melhoria do fluxo escolar e elevação da proficiência acadêmica.
O último eixo envolve também a aplicação de simulados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco na familiarização dos estudantes com o formato, tempo de execução e tipos de questões. Serão três simulados até o mês de setembro, aplicados para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
Formação Continuada
O encontro aproximou os gestores das 1.038 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina, a última vez que todos se reuniram foi em janeiro de 2024.
A Formação é uma oportunidade para os gestores escolares trocarem experiências e conhecerem práticas exitosas de diferentes contextos. Ao longo dos dois dias, os diretores das escolas estaduais irão focar em questões relacionadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao planejamento de ações pedagógicas e administrativas, às estratégias para reduzir a evasão escolar e repetência, à recomposição da aprendizagem, além de analisar aspectos técnicos e administrativos do Monitoramento e Avaliação da Aplicação do Plano de Gestão Escolar (Maap).
Sua empresa aqui