A sessão da Câmara de Vereadores de Laguna, realizada na última segunda-feira (21), caiu como uma bomba para os moradores e frequentadores do balneário Praia do Sol. Um vereador anunciou que está sendo ventilada a possibilidade de construir um novo presídio na Praia do Sol, em uma área próxima ao aeroporto.
Como se não bastasse o descaso da atual gestão municipal, que, segundo relatos, vem tratando o balneário com descaso e abandono. Como acesso de entrada pela BR-101 completamente parado e a manutenção das ruas e avenidas como limpeza e roçada que hoje dependem dos próprios moradores, foram pontuados como exemplos do descaso.
A proposta de construção do presídio foi recebida com revolta. “Como assim?! Um presídio aqui?! Isso é um ABSURDO! Um desrespeito total com os moradores, trabalhadores e frequentadores da nossa comunidade”, afirmou um dos líderes do balneário, Hélcio Balbinot.
Além da polêmica sobre a localização, o vereador também sugeriu que, caso o presídio fosse construído, a população deveria receber “medidas compensatórias”, como a construção da ponte do Pontal e de um heliporto. Essa sugestão foi criticada por muitos, que consideraram compensações insuficientes diante dos impactos negativos que uma decisão desse tipo poderia acarretar na comunidade.
Diante da gravidade do assunto, moradores e líderes comunitários foram convocados para se mobilizarem e ficarem atentos ao revelar a situação. “Não podemos aceitar que decisões dessa magnitude sejam tomadas sem diálogo, sem transparência e sem ouvir quem realmente vive aqui. A Praia do Sol merece respeito!”, concluiu Balbinot .
Divulgação/SulSC