Na última seção da Câmara de Vereadores de Tubarão realizada nesta segunda-feira (28), o legislativo recebeu o a visita do coordenador-geral do Programa Educando Cidadãos, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, que apresentou a iniciativa aos parlamentares.
Evolução da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, o programa Educando Cidadãos foi criado pelo Promotor Affonso e institucionalizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Focado no combate à corrupção, o programa busca enfrentar a cultura do “jeitinho” e a falta de informação sobre os mecanismos de controle social, preparando cidadãos desde a infância para compreender a importância da ética e da proteção dos bens públicos.
Público – Alvo
O público-alvo é amplo, abrangendo estudantes do ensino fundamental e médio, instituições públicas e privadas, empresas, órgãos governamentais, associações, ONGs, universidades, a mídia e a sociedade em geral.
“Às vezes se diz que a culpa é do outro, o próprio mundo político é muito exposto a esse tema, mas as pessoas esquecem de perceber que a corrupção, apesar de não ser generalizada, pode estar ao seu lado. A tentação de pegar um atalho, de ir pelo caminho fácil…Essa é a grande reflexão que temos que fazer, nos pequenos fatos da nossa vida. A sociedade muda quando os indivíduos mudam. E esse é o mote do programa: combater o grande ato de corrupção, claro, mas principalmente os atos de cada um de nós, em nossas vidas”, enfatizou o coordenador do Educando Cidadãos em sua fala aos vereadores.
O Promotor também relembrou o histórico da iniciativa desde sua concepção, as bases teóricas do projeto, bem como os objetivos e ações já realizadas e as que ainda serão executadas. A visita e a adesão da Câmara ao Programa foram enaltecidas pelos vereadores que se manifestaram durante a sessão.
Fotos: Gilmar Estevam/Câmara de Vereadores de Tubarão
A apresentação também contou com a presença do titular da 4ª Promotoria de Justiça, Rodrigo Silveira de Souza. Em uma breve fala aos parlamentares, ele ressaltou que a atuação do MPSC vai além da repressão. “Hoje, esse programa ao qual o Legislativo municipal está aderindo é uma ótima demonstração de que, enquanto Ministério Público, também atuamos de forma preventiva, levando educação aos estudantes e promovendo a conscientização sobre a corrupção. Muito além da corrupção considerada grande, abordamos também aquela que parece pequena, do dia a dia. É muito bom estar aqui e apresentar a vocês e à comunidade um Ministério Público diferente”, pontuou.
Também acompanharam a sessão e fizeram uso da tribuna as voluntárias do programa Verônica Pacheco e Deise Cristine Wischral.
Adesão do Legislativo
Após a apresentação do projeto, o Legislativo tubaronense formalizou sua adesão à modalidade externa do Programa, ampliando para 62 o número de órgãos e entidades parceiras engajadas na promoção da ética e da cidadania.
“Nosso papel como Legislativo vai além da fiscalização: também passa por incentivar a cidadania e o respeito às leis. Essa parceria com o Ministério Público fortalece o diálogo com a sociedade e ajuda a formar cidadãos mais conscientes”, destacou Felippe Tessmann, presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão.
No município, algumas entidades e instituições já aderiram ao programa, como a Prefeitura, o Observatório Social, a Fundação InoversaSul e o Colégio Legado. A proposta do MPSC é disseminar o projeto pedagógico em todo o estado, estruturando uma rede de cultura cívica e controle social. Entre suas principais ações estão a elaboração de materiais pedagógicos e de comunicação, o fortalecimento de parcerias e a divulgação de informações sobre os instrumentos de controle social.
Os parceiros do Programa Educando Cidadãos podem desenvolver tanto iniciativas próprias em suas instituições e comunidades quanto ações conjuntas e integradas.
Fonte/MPSC