O senador Márcio Bittar (União-AC) protocolou nesta quarta-feira (13) pedidos de informações ao Ministério da Defesa e ao Itamaraty para esclarecer os motivos do pouso e da permanência de um avião cargueiro russo Ilyushin Il-76TD em território brasileiro. A aeronave está sob suspeita de envolvimento em atividades ilícitas, incluindo o transporte de material bélico para a Coreia do Norte e o fornecimento de apoio logístico à Venezuela, sendo alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos.
A presença do cargueiro, considerado estratégico e frequentemente utilizado em ações militares, tem gerado preocupação no Congresso Nacional e entre especialistas em segurança. Diferentemente de outras aeronaves russas que chegam ao Brasil com rotas e cargas previamente comunicadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a passagem deste avião não seguiu os trâmites convencionais.
A Força Aérea Brasileira tem mantido sigilo sobre a missão da aeronave, que foi direcionada para a Base Aérea de Brasília, em uma área distinta dos aviões de voos comerciais. O Ilyushin Il-76TD pousou em solo brasileiro no último domingo (10), vindo de Conacri, na Guiné.
Divulgação/SulSC
Este país africano tem sido apontado como um ponto de distribuição de armamentos pelo Africa Corps, grupo mercenário ligado ao governo russo e sucessor do Grupo Wagner, no continente africano. A previsão inicial era de que o avião decolasse nesta quarta-feira (13).
Fonte/ Juliet Manfrin/Gazeta do Povo