O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) deflagraram na manhã desta quinta-feira (14), a Operação “Stone” para investigar crimes de corrupção relacionados a contratos de pavimentação asfáltica na Serra Catarinense e litoral catarinense.
A operação, que conta com o apoio da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), visa apurar irregularidades que envolvem a administração pública e empresários do setor.
Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em municípios como Lages, São José do Cerrito e Itapema litoral norte, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. As investigações revelam um esquema de corrupção ativa e passiva, onde agentes públicos e privados trocavam vantagens indevidas e mantinham contatos frequentes, incluindo encontros pessoais.
Os valores envolvidos nos contratos de pavimentação, celebrados entre 2017 e 2024, ultrapassam R$ 80 milhões. Durante a operação, uma arma foi encontrada e uma pessoa foi presa. A Polícia Científica de Santa Catarina também está envolvida, garantindo a preservação das evidências coletadas, enquanto a investigação segue em sigilo.
MPSC/Divulgação/SulSC