O Porto de Laguna se prepara para um futuro mais promissor com a proposta de unificação de sua gestão com o Porto de Imbituba, discutida em reunião com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SCPAR) nesta quinta-feira (11). A iniciativa visa promover operações e atrair investimentos, fortalecendo a infraestrutura e a capacidade logística da região.
Um projeto completo, com previsão de conclusão até 2026, indicará as necessidades de obras de dragagem e derrocagem, bem como os custos associados.
Christiano Lopes de Oliveira, presidente do Porto de Imbituba, anunciou ações imediatas para aprimorar as condições operacionais do Porto de Laguna. “ Já protocolomos o termo de referência para o licenciamento ambiental da dragagem, passo essencial para não perder a próxima safra pesqueira “ , informou, acrescentando que melhorias estruturais, de limpeza e a priorização do comércio local em serviços e contratos já estão em andamento.
Beto Martins, Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SCPAR), reforçau o compromisso com a transformação de demandas em realidade com base em dados concretos. A unificação representa um avanço significativo para o desenvolvimento portuário de Laguna, prometendo maior eficiência e novas oportunidades para a comunidade pesqueira e para o comércio local.
“ A proposta não significa subordinação, mas sim a busca por sinergia e eficiência. O objetivo é garantir que as decisões sejam tomadas com base em dados técnicos “, salientou o Prefeito Peterson C. da Silva.
Divulgação/SulSC